Portal de Imóveis - VendasGov

Voltar para a página inicial

Venda Direta

Comprar um Imóvel

Como realizar a compra de um imóvel em Venda Direta

Depois que você navegou pelos imóveis disponíveis e selecionou um imóvel de seu interesse, é necessário fazer o login no VendasGov para poder registrar uma solicitação de compra.


Para mais informações sobre como fazer o login, acesse nesse tutorial o tópico Login.

Comece a editar.
(Etapa 1 de 9)

Fique atento as informações fornecidas, veja o Edital, conheça a Portaria SPU/ME Nº 5.343/22 e suas referências, para registrar sua solicitação de compra e para ter todas as informações a respeito desse processo.

Você pode obter mais informações sobre a Venda Direta, consultado o tópico Perguntas Frequentes - Venda Direta, deste tutorial.

(Etapa 2 de 9)

Se o prazo do edital já estiver superado e se você tiver feito o login no VendasGov, o formulário com os Dados do Solicitante e com os Dados da Solicitação será apresentado.

Observação: se o usuário logado for um represente da uma Pessoa Jurídica, que fez o login através do certificado digital e-CNPJ, em vez do CPF, será apresentado o CNPJ do solicitante. Fique atento em relação a este ponto, pois não será aceita a troca de titularidade para a solicitação registrada.

O valor do imóvel não é um campo editável, pois o imóvel em Venda Direta está disponível para venda em valor definido em Edital.

(Etapa 3 de 9)

Observe que pode haver uma solicitação de compra para o imóvel anterior a sua.

De toda a forma, admite-se mais de uma solicitação, por solicitante distinto.

A SPU analisa as condições prévias para convocação do solicitante, em ordem cronológica da solicitação, em conformidade com o § 1º, do art. 6º da Portaria SPU/ME Nº 5.343/22.

No caso de existência de sanção prevista nos termos da portaria, a SPU analisará a próxima proposta, sucessivamente, até a realização da venda, ocasião que extingue a fila de solicitações sobrestadas.

(Etapa 4 de 9)

Leia atentamente a Declaração de Aceite. Na declaração apresenta os dados do solicitante, o valor da solicitação da compra e as declarações, ciência e concordância com os termos e condições de compra.

Se estiver de acordo, marque que leu e aceita os termos apresentados, assim como os do Edital e os termos da Portaria SPU/ME Nº 5.343/22.

(Etapa 5 de 9)

Você receberá uma confirmação de registro da compra, com número de protocolo e o registro da data/hora que sua solicitação foi apresentada.

Nesta tela tem um link para sua área logada para acompanhamento da Venda Direta, chamada Minhas Solicitações de Compra.

(Etapa 6 de 9)

Após realizar o login, a área "Minhas Solicitações" também é exibida no menu do VendasGov.

(Etapa 7 de 9)

É nessa área que todas as suas solicitações de compra de imóveis em venda direta são apresentadas.

(Etapa 8 de 9)

Em breve, será disponibilizada uma nova versão, com uma funcionalidade para acompanhar todos os passos da análise da SPU quanto a sua solicitação de compra. Aguarde!

Instrução - clique para editar o texto.
(Etapa 9 de 9)
FIM da demonstração
voltarúltima etapa
reverdesde o início
voltar parapágina inicial
fechardemonstração
próximademonstração